Transformação Digital – Parte 1

Você já parou para pensar no que a transformação digital já existente impacta em sua empresa?

A AdmNet convida você para conhecer mais sobre este assunto, dividindo-o em 3 partes.

A Transformação Digital torna essencial a empresa ser ágil, isso implica em mudar o modelo de gestão, processos e a cultura organizacional.

O cenário de negócios do século 21, com a evolução exponencial das tecnologias digitais, se caracteriza por ser um cenário volátil, incerto, ambíguo e crescentemente complexo. Ou seja, um contexto imprevisível, de mudanças rápidas, que não podem ser gerenciadas com as estratégias, técnicas, processos e mentalidade que privilegiem a estabilidade. Essa, simplesmente, deixa de existir. Mas, fazer uma Transformação Digital vai muito além da tecnologia. É uma mudança cultural que afeta profundamente a organização em seus processos e modelos de gestão.

Ao contrário do modelo dominante do século 20, de estruturas burocráticas e hierárquicas, as empresas que irão competir com chances de sobrevivência nos próximos anos serão as empresas que conseguirem realmente se transformar em empresas ágeis.

O conceito básico do que é ser uma empresa ágil ainda não é
compreendido entre os executivos da maioria das empresas.

Esta falta de compreensão do que é ser uma empresa ágil fica claro quando vemos empresas investindo em tecnologias, mas ainda organizadas no modelo de gestão top-down (topo para baixo), burocrático. O que é um erro.

A Transformação Digital não é uma transformação tecnológica. A tecnologia é meio, não o fim. Manter uma estrutura organizacional burocrática e adotar IA (Inteligência Artificial), Blockchain(computação em blocos), Cloud(nuvem) e outras tecnologias trarão resultados parciais ou insignificativos.

A explicação? Resolver problemas complexos requer colaboração contínua dentro da empresa e com seu ecossistema, principalmente de seus clientes.

Desenvolver e entregar uma solução de forma rápida, proporcionando uma experiência encantadora para os clientes vai muito além da capacidade que uma organização burocrática, com seus entraves, vai permitir. A burocracia não tem foco na experiência do cliente, mas é projetada para produzir resultados consistentes (e geralmente medianos) de acordo com as regras estabelecidas internamente. Além disso, uma estrutura burocrática, com sua longa cadeia de comando e controle, não consegue se mover com a velocidade que o cenário de negócios atuais exige.

Portanto, para a Transformação Digital ter sucesso não basta apenas usar tecnologia. Todas elas estão disponíveis a todas as empresas. É preciso usar a tecnologia para repensar a organização e seu modelo de gestão.

Uma mudança de mentalidade é o primeiro passo para uma empresa se tornar ágil. Isso significa romper com paradigmas consolidados, com
experiências executivas consolidadas por décadas. Não é fácil.

Semana que vem conversaremos sobre a parte 2.

A AdmNet não é só uma empresa de software, também estamos aqui para lhe ajudar a pensar. Sempre procuramos colaborar com nossos parceiros além do software.

Texto extraído da internet e adaptado para a visão da AdmNet Informática.

Até a próxima,