Atalhos de Teclado da IDE do Delphi

Atalho de Comandos:

Ctrl+Shift+A : posicione o cursor na sintaxe com erro para que a IDE procure pela unit e atribua na cláusula uses .

Ctrl+Shift+E: Alterar o nome da classe de forma a alterar todos os instanciamentos também desta classe dentro do projeto.

Ctrl+Shift+I: Endentar múltiplas linhas de código de uma única vez em “n” espaços (conforme o que estiver especificado em Tools/Editor Options/General/Block Indent).

Ctrl+Shift+U: Recuar endentação em “n” espaços (ídem acima).

Ctrl+Shift+0 a 9: Inserir um Bookmark no editor de código. Ex: Você está na linha 845 e tecla Ctrl+Shift+0 (irá aparecer um pequeno quadrado com o número 0 à esquerda do editor). Você vai para o início da unit e, para voltar para a linha 845, é só teclar Ctrl+0. Tecle novamente Ctrl+Shift+0 para desmarcar.

Alt+G: Ir para uma determinada linha.

Ctrl+Shift+Seta para cima ou para baixo: Intercala entre o cabeçalho da procedure/função e a implementação da mesma.

Ctrl+Shift+C: Class Completion. Este recurso é muito interessante para “auto-completar” uma função/procedure que você irá criar.
Ex: Você digita o seguinte cabeçalho de procedure na seção de interface da unit:
procedure Imprimir(Sender: TObject; Relatorio: String);

Ao teclar Ctrl+Shift+C, automaticamente o Delphi insere na área de Implementation (no final da unit) o “corpo” da procedure, como segue:

procedure Imprimir(Sender: TObject; Relatorio: String);
begin

end;

Este recurso também funciona da forma inversa, ou seja, se você implementar o “corpo” da procedure/function, e teclar Ctrl+Shift+C, o Delphi irá adicionar o cabeçalho na área de interface da unit.
Também você poderá utilizar o Ctrl+Shift+Alt+P e cima da procedure/function e a implementação será atualizada .]

Ctrl+Mouse: Clique com o botão esquerdo do mouse mantendo pressionada a tecla Ctrl sobre a chamada a uma procedure/function/variável para localizá-la na unit atual ou em outra unit.

Ctrl+J (Code Templates): Este recurso também tem uma boa utilidade.

Digamos que você, a todo momento, precise usar um “if..then..else”. Ao invés de digitar todo comando, você pode teclar Ctrl+J e, localizar o Template (modelo) apropriado na janela que se abre. Tecle enter para aplicar o Template escolhido. Para alterar ou incluir novos templates, vá em Tools/Editor Options/Code Insight.

Ctrl+O+U: Alterna a caixa (maiúscula/minúscula) do código selecionado.

Ctrl+K+E: Converter o código selecionado para minúsculas.

Ctrl+K+F: Converter o código selecionado para maiúsculas.

Ctrl+E: Ativa a busca incremental. Você pode pressionar Ctrl+E e digitar diretamente a palavra que deseja procurar, sem a necessidade de passar por uma caixa de diálogo especial (Ctrl+F).

Ctrl+Shift+Setas: Mover o(s) componente(s) selecionado(s) rapidamente no form. O “salto” da movimentação é determinado pelo valor informado em Tools/Environment Options/Grid size X e Y.

Ctrl+Setas: Move o componente pixel a pixel.

Shift+Setas: Redimensiona o componente pixel a pixel.

OUTRAS DICAS:

Quando estamos trabalhando com o Delphi, muitas vezes aparece a dita cuja Ampulheta e temos que ficar aguardando a boa vontade da mesma em voltar ao normal. Isso se deve ao fato de o Delphi manter uma análise de segundo plano constante, tanto do código-fonte que você está escrevendo, quando do código-fonte das units a que a sua unit atual se refere.

Este recurso tem por finalidade auxiliar na codificação e na depuração do programa. O ideal é desabilitar este recurso e só habilitá-lo quando necessário.

Para isso, entre em Tools/Editor Options/Code Insight e, no grupo Automatic Features, desmarque as opções 1, 2 e 4, além disso, diminua o Delay para 0,5 sec.

Quando for necessário usar estes recursos proceda da seguinte forma:

– Se quiser usar o Code Completion, no momento em que digitar o comando e o ponto (Ex. Edit1. ), presione Ctrl+Barra de Espaço para forçar a exibição dos comandos relativos àquele componente.

– Se quiser usar o Code Parameters, para visualizar os tipos de parâmetros usados por uma função, após digitar o nome da função e o parêntesis, pressione Ctrl+Shift+Barra de Espaço (Ex: ZeraCod( ). Isto fará com que um hint apareça, exibindo qual parâmetro deve ser informado naquele momento.

– Quando você move o ponteiro do mouse sobre um componente, uma dica de tela aparece mostrando o nome e o tipo do mesmo (Ex: CdEmp: TEdit).

– Quando você redimensiona um componente, a dica mostra o tamanho (width x height) atuais.

– Quando você move um componente, a dica indica a posição atual (left e top).

– Para selecionar vários componentes, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquando arrasta o ponteiro do mouse sobre os mesmos. Esta técnica é muito útil quando se quer selecionar componentes que estão inseridos em um componente do tipo container (Panel, GroupBox, ScrollBox, etc).

– Se você precisa adicionar vários componentes do mesmo tipo num form, mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre o componente desejado na paleta de componentes do Delphi. Agora é só ir clicando no form, onde quer que os novos componentes sejam inseridos. Para desfazer a “trava” do componente, clique no botão que tem um ponteiro de mouse, localizado no lado esquerdo da paleta de componentes.

Esta publicação Atalhos de Teclado da IDE do Delphi, tem o objetivo de ajudar com dicas para programadores Delphi da AdmNet como também de outras empresas.

Para sugestões e melhorias entre no formulário de contato, e envie seu comentário.